Quem pode candidatar-se?

Qualquer igreja, instituição religiosa e organização social das igrejas que desenvolvam obras sociais, educativas ou de solidariedade.

Estes são os pré-requisitos que deve cumprir antes de se registar e começar a trabalhar na Certificação Eco Igrejas Portugal.

  • Vocês são um grupo de pelo menos 3 ou 4 pessoas?

É importante que existam três ou quatro pessoas envolvidas mais diretamente no processo. É necessário que exista uma pessoa de contacto e que seja responsável pelo preenchimento dos inquéritos e da Calculadora Carbónica, mas será vantajoso ter um pequeno grupo de trabalho com pessoas motivadas a dinamizar este programa, que se interajudem, troquem ideias e estejam juntas em oração.

  • Os líderes da comunidade (como o pastor, padre, direção, entre outros) concordam com a participação da comunidade no programa Eco Igrejas?
  • Terá acesso aos canais de comunicação da comunidade para partilhar as ações planeadas e os progressos realizados, bem como aos dados necessários para o preenchimento da Calculadora Carbónica (ex.: faturas de energia, gastos em consumíveis, etc.)?
  • Tem interesse pelo cuidado do ambiente e gostava de iniciar um caminho rumo à sustentabilidade juntamente com a sua igreja ou comunidade de fé?

Não hesite em entrar em contato connosco caso tenha alguma dificuldade em atender a estes requisitos.

Se respondeu positivamente aos Pré-Requisitos acima, passe agora ao registo da sua comunidade na plataforma Eco Igrejas Portugal, e adira à Certificação.

Bem-vindo!

Avalie as práticas da sua comunidade respondendo aos Inquéritos A Rocha no seu espaço pessoal online. Não tem de responder tudo de uma vez, pois a informação ficará guardada no seu perfil. Quando finalizar o preenchimento e submeter todos os inquéritos, receberá um relatório com as suas respostas.

Faça também o download dos documentos preparatórios que facilitarão a recolha de dados para o preenchimento da Calculadora Carbónica.

Parabéns! Recebeu o Galardão Discernir, o que significa que estamos juntos nesta caminhada rumo à sustentabilidade.

Participe da reunião de formação e acompanhamento com um membro da equipa Eco Igrejas Portugal. Este encontro online permite que se conheçam, possa tirar dúvidas sobre o processo de preenchimento da Calculadora Carbónica e possa conhecer melhor a oferta formativa e recursos a que terá acesso ao longo do processo.
Defina o seu plano de ação com a ajuda do relatório de Certificação Eco Igrejas Portugal e de acordo com as prioridades e possibilidades da sua comunidade.

Finalize também a recolha da informação necessária ao preenchimento da Calculadora Carbónica.

Preencha a Calculadora de Carbónica (360ºCarbon) com os dados do último ano (o ano da pegada) utilizando a informação que recolheu, e faça o upload dos resultados na Plataforma Eco Igrejas Portugal.

Celebre! Recebeu o Galardão Comprometer, o que significa que já demonstrou esforço quer na implementação de um conjunto de práticas que foram aprendidas e implementadas ao longo do ano, quer na recolha de informação e registo de evidências para o cálculo da pegada de carbono.

Progrida atualizando as respostas aos seus inquéritos e repita o cálculo da sua Pegada de Carbono no ano seguinte e depois da implementação do seu plano de ação e das mudanças alcançadas. Agora poderá medir as melhorias causadas pelas suas ações. Partilhe o seu progresso com outras Eco Igrejas!

Continue! Agora que recebeu o Galardão Transformar, poderá continuar a progredir inspirando mais pessoas na sua e noutras comunidades a desenvolverem um compromisso com o ambiente e com a nossa casa comum para um futuro cada vez mais sustentável. A sua caminhada não termina aqui.

Carta de Compromisso

Ao aderir à Certificação Eco Igrejas Portugal, os subscritores comprometem-se a:

Este compromisso encontra respaldo na comunidade ecuménica em documentos como Paz com Justiça para Toda a Criação (Assembleia Ecuménica de Basileia, 1989), nas encíclicas Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020) do Papa Francisco, ou na Consulta Global sobre o Cuidado com a Criação do Movimento Lausanne e da Aliança Evangélica Mundial (Jamaica, 2012) recentemente expandida na declaração “Boas notícias para toda a Terra — O convite Coreano para responder ao Evangelho” (Coreia do Sul, 2024).

Quer começar? Registe a sua comunidade de fé.

Já está registado? Continue o preenchimento da Certificação Ambiental Eco Igrejas Portugal.